Intervenção no Hospital de Cataguases - Parte 2

A história da construção do Hospital de Cataguases


Conforme consta no livro “O Município de Cataguases – Esboço Histórico de Arthur Vieira Rezende e Silva em colaboração com Astolpho Vieira de Rezende” e a Tese de Doutorado de Paulo Henrique Alonso “A Construção de uma Cidade - Segregação e desigualdades socioespaciais em Cataguases, Minas Gerais, segue abaixo histórico cronológico da construção do Hospital de Cataguases.


1889: ...com a emergência das epidemias, por iniciativa da Câmara Municipal, são criadas enfermarias para cuidado dos indigentes e pobres em Cataguases.

 

1901: Um hospital de isolamento de doentes acometidos pelas doenças infectocontagiosas é instalado ..., onde anteriormente foi uma antiga fábrica de cerveja, adquirida pela Câmara Municipal, localizada no núcleo urbano, na rua Coronel Vieira, nº 10. Inicialmente a Câmara instalara ali a hospedaria de imigrantes e posteriormente o hospital de isolamento.


1903:  Encerramento das atividades do hospital de isolamento.


1892: Surge a ideia de se criar um hospital de caridade permanente destinado a “pobres, indigentes e necessitados” por iniciativa de José Gustavo Cohen.

Fundador do Hospital de Cataguases. O projeto de se estabelecer um hospital permanente em Cataguases aconteceu com a chegada na cidade de um emigrado judeu, no ano de 1893, José Gustavo Cohen. Vidraceiro de profissão, desembarcou no município quando esse se debatia contra a terrível febre amarela.


1899:  A ideia do hospital de caridade permanente se concretiza com a inauguração de simples hospital, também na rua Coronel Vieira, mantido por filantropia da população com alguns aportes em dinheiro da Câmara Municipal e governo do Estado.


1905: Hospital de Caridade é transferido para o edifício onde foi o antigo hospital de isolamento, de propriedade da Câmara Municipal e que se encontrava à época abandonado e em ruínas.


1916: Surge a ideia de criação do hospital na Vila Tereza na margem direita do Rio Pomba, onde também foi construído o cemitério por inciativa da sociedade civil, com a fundação de uma comissão para organizar os trabalhos e arrecadar fundos. A data da fundação do Hospital de Cataguases é tida como a de 22 de dezembro de 1916, data do Primitivo Estatuto de Fundação do Hospital de Cataguases. Em 23 de janeiro deste mesmo ano de 1916, de acordo com a Ata da Reunião havida no salão do Paço Municipal de Cataguases, reuniram-se os cidadãos representativos da sociedade para a Constituição de uma Comissão Executiva para a Construção do Hospital de Cataguases. 


1918: Hospital de Caridade encerrou as suas atividades, transferindo todo o seu patrimônio para o Hospital de Cataguases. Mesmo estando ainda construindo o seu prédio, a Comissão de Construção do Hospital de Cataguases deu andamento aos “atendimentos hospitalares”, sem nenhum prejuízo do antigo funcionamento do Hospital de Caridade. 


1924: Concretização do hospital na Vila Tereza, em sua maior parte através de donativos da população e em menor parte por subvenção da Câmara Municipal.


1940: O prédio existente do Hospital de Cataguases já era considerado pequeno, para a cidade que crescia. Assim, vários anexos foram acrescidos.


1946: Inaugurada em 17 de dezembro de 1946, a Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, com asilo para os idosos de ambos os sexos, capela, escola de enfermagem.  


1974: É concluído um novo edifício no mesmo local do hospital, com 14 pavimentos, sendo o edifício mais alto da cidade, marcando significativamente a paisagem. A utilização deste prédio foi sendo realizada por partes a partir do ano de 1977.


O Hospital de Cataguases com sede e foro na cidade de Cataguases, estado de Minas Gerais, inscrita no CNPJ sob o nº 19.529.478/0001-31, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) 209811, é uma entidade civil e beneficente, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, de assistência social, da saúde e educacional, mantida e dirigida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cataguases, entidade de direito privado, com a denominação de Hospital de Cataguases. Consta no site do Hospital de Cataguases que:


O Hospital de Cataguases é uma Instituição reconhecida como de Utilidade Pública, sendo o único Hospital em funcionamento da microrregião, não estando orientada pelos objetivos de lucro, e sim da repartição de resultados para atender à clientela carente. Por esta razão vive em situação de crônica carência financeira, e mesmo seu corpo diretivo é composto por voluntários, sem direito a qualquer forma de retribuição pelo trabalho assistencial.

 
Disponível em:
https://www.hospitaldecataguases.com.br/novo/institucional-nossatrajetoria/

Disponível em: https://www.hospitaldecataguases.com.br/novo/institucional-nossatrajetoria/ 


Segundo o site, o Hospital de Cataguases presta serviços médico-hospitalares desde 1916 à região da Zona da Mata de Minas Gerais, especialmente, às cidades de Cataguases, Leopoldina, Itamarati de Minas, Miraí, Santana de Cataguases, Dona Euzébia e Astolfo Dutra e ainda mais 91 municípios através do SUS Fácil (macro região sudeste), atendendo uma média de 4.000 pacientes mês. 







Lisaura Valverde

Por Karla Valverde 27 de março de 2025
Breve relato histórico-cultural
Por Karla Valverde 4 de março de 2025
Quem matou Rubens Paiva?
Por Karla Valverde 3 de dezembro de 2024
Hospital de Cataguases
Mais Posts
Share by: