A história da construção do Hospital de Cataguases
Conforme consta no livro “O Município de Cataguases – Esboço Histórico de Arthur Vieira Rezende e Silva em colaboração com Astolpho Vieira de Rezende” e a Tese de Doutorado de Paulo Henrique Alonso “A Construção de uma Cidade - Segregação e desigualdades socioespaciais em Cataguases, Minas Gerais, segue abaixo histórico cronológico da construção do Hospital de Cataguases.
1889: ...com a emergência das epidemias, por iniciativa da Câmara Municipal, são criadas enfermarias para cuidado dos indigentes e pobres em Cataguases.
1901: Um hospital de isolamento de doentes acometidos pelas doenças infectocontagiosas é instalado ..., onde anteriormente foi uma antiga fábrica de cerveja, adquirida pela Câmara Municipal, localizada no núcleo urbano, na rua Coronel Vieira, nº 10. Inicialmente a Câmara instalara ali a hospedaria de imigrantes e posteriormente o hospital de isolamento.
1903: Encerramento das atividades do hospital de isolamento.
1892: Surge a ideia de se criar um hospital de caridade permanente destinado a “pobres, indigentes e necessitados” por iniciativa de José Gustavo Cohen.
Fundador do Hospital de Cataguases. O projeto de se estabelecer um hospital permanente em Cataguases aconteceu com a chegada na cidade de um emigrado judeu, no ano de 1893, José Gustavo Cohen. Vidraceiro de profissão, desembarcou no município quando esse se debatia contra a terrível febre amarela.
1899: A ideia do hospital de caridade permanente se concretiza com a inauguração de simples hospital, também na rua Coronel Vieira, mantido por filantropia da população com alguns aportes em dinheiro da Câmara Municipal e governo do Estado.
1905: Hospital de Caridade é transferido para o edifício onde foi o antigo hospital de isolamento, de propriedade da Câmara Municipal e que se encontrava à época abandonado e em ruínas.
1916: Surge a ideia de criação do hospital na Vila Tereza na margem direita do Rio Pomba, onde também foi construído o cemitério por inciativa da sociedade civil, com a fundação de uma comissão para organizar os trabalhos e arrecadar fundos. A data da fundação do Hospital de Cataguases é tida como a de 22 de dezembro de 1916, data do Primitivo Estatuto de Fundação do Hospital de Cataguases. Em 23 de janeiro deste mesmo ano de 1916, de acordo com a Ata da Reunião havida no salão do Paço Municipal de Cataguases, reuniram-se os cidadãos representativos da sociedade para a Constituição de uma Comissão Executiva para a Construção do Hospital de Cataguases.
1918: Hospital de Caridade encerrou as suas atividades, transferindo todo o seu patrimônio para o Hospital de Cataguases. Mesmo estando ainda construindo o seu prédio, a Comissão de Construção do Hospital de Cataguases deu andamento aos “atendimentos hospitalares”, sem nenhum prejuízo do antigo funcionamento do Hospital de Caridade.
1924: Concretização do hospital na Vila Tereza, em sua maior parte através de donativos da população e em menor parte por subvenção da Câmara Municipal.
1940: O prédio existente do Hospital de Cataguases já era considerado pequeno, para a cidade que crescia. Assim, vários anexos foram acrescidos.
1946: Inaugurada em 17 de dezembro de 1946, a Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, com asilo para os idosos de ambos os sexos, capela, escola de enfermagem.
1974: É concluído um novo edifício no mesmo local do hospital, com 14 pavimentos, sendo o edifício mais alto da cidade, marcando significativamente a paisagem. A utilização deste prédio foi sendo realizada por partes a partir do ano de 1977.
O Hospital de Cataguases com sede e foro na cidade de Cataguases, estado de Minas Gerais, inscrita no CNPJ sob o nº 19.529.478/0001-31, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) 209811, é uma entidade civil e beneficente, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, de assistência social, da saúde e educacional, mantida e dirigida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cataguases, entidade de direito privado, com a denominação de Hospital de Cataguases. Consta no site do Hospital de Cataguases que:
O Hospital de Cataguases é uma Instituição reconhecida como de Utilidade Pública, sendo o único Hospital em funcionamento da microrregião, não estando orientada pelos objetivos de lucro, e sim da repartição de resultados para atender à clientela carente. Por esta razão vive em situação de crônica carência financeira, e mesmo seu corpo diretivo é composto por voluntários, sem direito a qualquer forma de retribuição pelo trabalho assistencial.
Disponível em:
https://www.hospitaldecataguases.com.br/novo/institucional-nossatrajetoria/
Disponível em: https://www.hospitaldecataguases.com.br/novo/institucional-nossatrajetoria/
Segundo o site, o Hospital de Cataguases presta serviços médico-hospitalares desde 1916 à região da Zona da Mata de Minas Gerais, especialmente, às cidades de Cataguases, Leopoldina, Itamarati de Minas, Miraí, Santana de Cataguases, Dona Euzébia e Astolfo Dutra e ainda mais 91 municípios através do SUS Fácil (macro região sudeste), atendendo uma média de 4.000 pacientes mês.
Lisaura Valverde
Criação e Desenvolvimento
Welington Carvalho