O processo de Industrialização Cataguases-MG
Na década de 20, mais precisamente no ano de 1929, o prefeito Antônio Lobo de Resende Filho (Agente Executivo 1925 a 1929) aliado do líder regional do Partido Republicano Nacional – PRN – Pedro Dutra Nicácio Neto, sofre uma intensa campanha de seus opositores através do jornal “A Reação”.
Neste período a oposição conservadora denuncia o marasmo da administração do prefeito Antônio Lobo e o acusa de abrir estradas para automóveis quando a necessidade local era estrada para carro de boi, alusão à produção de cana-de-açúcar.
A demanda suscitou uma réplica onde a liderança política de Antônio Lobo e Pedro Dutra Nicácio respondem a um processo com fotos de todos os empreendimentos realizados na gestão municipal.
Dentre os quais incluem abertura de novas avenidas, novos trechos rodoviários entre cidades, implantação de uma cultura de política pública voltada para o ordenamento urbano.
Foram abertos seis grandes trechos de rodovias em direção ao norte de Minas:
· Cataguases X Carangola X Teófilo Otoni;
· Cataguases X Palma,
· Rio de Janeiro X Porto Novo X Cataguases,
· Rio Novo X São João X Cataguases;
· Cataguases X Porto de Santo Antônio X Piraúba X Pomba
· rodovia para Juiz de Fora passando por Porto de Santo Antônio X Guarani X Juiz de Fora.
Sem contar as estradas de automóveis já em tráfego, como: Cataguases X Muriaé X Astolfo Dutra X Sapé X Ubá.
As estradas construídas para automóveis convergem para o desenvolvimento da praça comercial, já que Cataguases se encontrava em posição favorável para o escoamento da produção agrícola devido a sua proximidade com o Rio de Janeiro. No espaço urbano propriamente o prefeito Lobo Filho prestou serviços de nivelamento e calçamento de várias ruas.
A atual Avenida Astolfo Dutra, anterior às obras era uma área alagadiça que foi nivelada em altura favorável devido às construções existentes constituindo ainda hoje o cartão de visita da cidade.
Deve-se ainda à sua administração a reforma completa do serviço de abastecimento de água da cidade com substituição de toda a rede distribuidora e instalação de filtros moderníssimos, da fábrica “Bell Brothers”, de Manchester e construção da Casa das Bombas e instalação delas.
Criou e fez instalar o Horto Florestal de Cataguases, o Posto de Higiene Municipal, a Guarda civil, a criação do Curso Rural e doação ao Estado do terreno necessário para a construção do terceiro Grupo Escolar desta cidade – Grupo Guido Marlière.
Nos distritos construiu três novos reservatórios de água no Porto de Santo Antônio, atual Município de Astolfo Dutra, a reforma completa do serviço de água, nivelamento de ruas, instalação de luz elétrica e construiu uma estrada de automóveis deste distrito até Itamaraty.
No distrito de Vista Alegre inaugurou o serviço de abastecimento de água com rede de distribuição, instalação e inauguração de rede elétrica.
Equipou ainda a cidade e distritos com novos equipamentos urbanos; a construção de uma nova ponte na cidade de Cataguases, no distrito de Itamaraty restaurou o serviço de água e construiu duas novas pontes na estrada que leva à atual Usina Maurício, reformou as estradas: Cataguases X Camargo X Itamaraty, com a construção do trecho Cataguases X Barão de Camargo; conservou uma ponte estadual sobre o Rio Novo.
No distrito de Sereno cuidou da estrada Cataguases X Miraí, reformou a estrada que vai de Cataguases ao distrito de Santana.
No distrito de Cataguarino ligou por estrada de automóveis o distrito de Miraí chegando até o distrito de Cataguarino.
Em Laranjal efetuou a compra do manancial e dos canos para instalação de água potável com rede de distribuição, reformou as estradas para passagem de automóveis e conservou uma ponte estadual sobre o Rio Pomba na estrada Campo Limpo X Laranjal.
No distrito de Santana construiu e reconstruiu várias estradas rurais inclusive a que vai de Cataguases à sede do distrito e às divisas de Boa Família e a que vai a Mirai passando pela Fazenda de Joaquim Remígio de Rezende e construiu um prédio para prisões na sede do distrito.
Graças à representação do Partido Republicano Nacional - PRN, conseguiu para a região: na sede do distrito do Porto de Santo Antônio a construção de uma ponte; em Sinimbú também sobre o Rio Pomba uma ponte de cimento armado, sendo que esta ponte no concurso sul americano de arquitetura foi classificada em primeiro lugar; a construção de uma ponte de madeira com pregões de pedra e cimento na sede do distrito de Astolfo Dutra sobre o Rio Pomba; a construção de uma ponte na estrada de Laranjal X Campo Limpo de madeira com pregões de pedra; a construção de uma ponte metálica sobre o Rio Chopotó no distrito de Astolfo Dutra; a criação dos grupos escolares Astolfo Dutra e Guido Marlière em Cataguases; a criação e instalação de cerca de cem escolas rurais em todo o município sendo que, para a construção e adaptação de muitos dos prédios rurais a câmara municipal concorreu com somas consideráveis.
Estes serviços prestados ao município e seus distritos comprovam o investimento pelo progresso e desenvolvimento de Cataguases por parte dos dirigentes políticos municipais da época e que de certa forma os políticos de oposição tentaram por meio deste processo e das notas expostas no jornal “A Reação” impedir ou desviá-las do curso do desenvolvimento.
Os dados acima fizeram parte do desenvolvimento que beneficiou Cataguases e região, graças às políticas públicas que perceberam a necessidade e investiram de forma proveitosa utilizando o orçamento público. (Processo Crime CAT-1-CR-3918)
Foto: Avenida Astolfo Dutra - década de 30, acervo público.
Fonte: A vida social e familiar do operariado têxtil, Cataguases - século XX
Dissertação de mestrado apresentada à Universidade Salgado de Oliveira em Niterói - RJ como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em História área de concentração: Sociedade, Cultura e Trabalho, pela Professora e Mestre em História, Claudia Cristina da Silva.
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