Ídolos Eternos
MARCOS CARNEIRO DE MENDONÇA – 1894-1988
Esse mineiro de Cataguases deu início, em 1914, à tradição tricolor de ter em seu plantel grandes goleiros. Disputou 127 partidas pelo Fluminense e sagrou-se tricampeão carioca em 1917/1918/1919. Com tantos atributos, o caminho natural foi a seleção brasileira. Com seu porte físico e sua maneira elegante de se vestir e de se portar, era bastante admirando pelas moças da sociedade carioca da época. Daí reza a lenda de ter sido cunhada a expressão torcedor: as donzelas que assistiam às partidas torciam as luvas ou os lenços para aplacar a ansiedade.
SEM SUOR NÃO HÁ TORCEDOR
Mesmo não tendo feito parte da história do futebol cataguasense vale à pena deixar registrado o nome de Marcos Carneiro de Mendonça (1894-1988). Muitos não sabem quem foi, outros se esquecem dele, mas é imperativo reconhecer o seu valor. Um ilustre cataguasense que foi tricampeão carioca em 1917/ 1918/1919 jogando futebol pelo Fluminense, do Rio de Janeiro. Marcos foi o goleiro da primeira Seleção Brasileira, em 1914.
Vale ressaltar - e isso é de extremo valor - que é ele foi principal responsável pela criação do verbo "torcer" no sentido de ter preferência por alguma coisa. Um verbo só nosso. Bem brasileiro.
Reza a lenda que por sua beleza as moças da sociedade carioca iam aos estádios principalmente para contemplá-lo. E, nas tardes quentes do Rio de Janeiro, assistindo a uma partida de futebol do tricolor carioca, quando o goleiro Marcos estava jogando, as moçoilas, quase dando faniquitos, transpiravam ainda mais.
Por elegância, usavam luvas. Com um calor intenso acabavam tirando as peças para enxugar o suor do rosto. Um comportamento que foi observado pelos cronistas da época e qabrilr. Ao ver as donzelas suadas, torcendo seus lencinhos molhados, eles a tratavam como "as torcedoras".
É claro que era por deboche, ironia ou gozação. E assim surgiu a expressão torcer como um sentimento de preferência por um time. Um verbo que hoje é usado em diversas outras situações quando se opta por alguma coisa.
Você sabia dessa história?
Texto de Washington Magalhães, publicado na revista Tic Tac de abril de 2014, página 12.
Fotos: Flu Memória, sem data de referência - acesso na internet no dia 12.09.2024, às 13h30
https://www.fluminense.com.br/noticia/126-anos-de-marcos-carneiro-de-mendonca
Criação e Desenvolvimento
Welington Carvalho